sábado, 27 de setembro de 2008

Nomeação - Liga dos Bombeiros Portugueses - 1989

O Conselho Administrativo e Técnico da Liga dos Bombeiros Portugueses, em reunião de 12 de Outubro de 1989, deliberou nomear Assessores para as seguintes áreas:
1 - Organização Administrativa e Informática - Sr.Manuel Baptista Leal de Oliveira
2 - Secretariado Técnico - Sr.Helder Martins Moura
3 - Gabinete de Informação e Relações Públicas - Sr.Cte Armando Cardoso Soares
Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Medalha de Ouro de Serviços Distintos da Liga dos Bombeiros Portugueses - 1987



No âmbito das comemorações das Bodas de Diamante dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, o Pai recebeu a Medalha de Ouro de Serviços Distintos da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Na reportagem feita pelo Comandante Fernando Sá e publicada no Jornal Bombeiros de Portugal, lê-se:
"Esta medalha premeia nove anos de comando íntegro, dedicado, com provas frequentes de actividade operacional e impondo na sua corporação respeito, disciplina, envolventes em amizade e aquela soma de condescendência que leva sempre ao bom caminho.
Aliás, o Comandante Armando Soares não é um novo nestas actividades da nossa Causa. Veio de África, onde se destacou igualmente pela sua conduta de comando e organização a favor do seu semelhante. Veio continuá-la nos Voluntários do Dafundo, rapidamente conquistando pelo trato, pela simpatia, pela camaradagem com que nos rodeia todos nós, bombeiros. Por isso o ouro que lhe foi aposto na farda figura com o respeito e o orgulho de quem é um dos nossos."

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bombeiros Voluntários do Dafundo - Membro Honorário da Ordem de Mérito

Mário Soares, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honorificas Portuguesas, faz saber que nos termos da respectiva Lei Orgânica, aprovada pelo Decreto-Lei nº 414-A/86, de 15 de Dezembro, confere à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Dafundo de nacionalidade Portuguesa, o título de Membro - Honorário da Ordem de Mérito.
Por firmeza do que se lavrou o presente alvará que vai ser devidamente assinado.
Publique-se
Presidência da República, em 23 de Abril de 1987

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Homenagem ao Comandante Manuel Manta

Quando viemos de Angola, o Comandante Manuel Manta já pertencia à Liga dos Bombeiros Portugueses, como secretário administrativo, sendo mais tarde o seu Presidente, até à sua morte em 1988.
Sempre soube da verdadeira amizade que existiu entre eles. Quando o Comandante Manta morreu, o Pai escreveu no Jornal Bombeiros de Portugal:
"Nós, Bombeiros de Portugal, não podemos esquecer este nosso Homem. Temos de engrandecer e enobrecer a sua memória com a continuidade do nosso procedimento, com as orientações que sugeriu e defendeu sob a fortaleça do espírito da unidade.
Quando o céu cinzento daquela tarde deixava correr fios de água sobre tantas flores que o acompanharam, quando os estandartes se abateram na sua última homenagem, e os olhos humedeceram as lágrimas da saudade, só nos restou perfilarmo-nos e dizer baixinho: Adeus Comandante Manta, Adeus Homem dos Bombeiros de Portugal." Fevereiro de 1988
Na 1ª foto, o Comandante Manta está no centro, numa sessão solene dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. Na 2ª foto, o Pai tem à esquerda o Padre Dr.Vitor Melícias e à direita o Comandante Manuel Manta.

Agora, em Fevereiro de 2008:
Centenas de habitantes da freguesia de Fanhões marcaram presença na cerimónia de inauguração do novo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões (AHBVF), um equipamento há muito esperado pela população.
Inaugurado no dia 24 de Fevereiro pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o novo quartel surge após um esforço conjunto por parte do Ministério da Administração Interna (MAI), Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Fanhões e população local.

A cerimónia teve início com o arriar da bandeira no antigo quartel, seguindo-se o descerramento da placa da rua de acesso ao novo equipamento, que recebeu o nome de Rua Manuel Rodrigues D’Almeida Manta, em homenagem, a título póstumo, ao antigo comandante dos bombeiros de Fanhões.
Após umas breves palavras de enaltecimento ao trabalho desenvolvido por Manuel Manta, proferidas por Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures, António Emídio, Presidente da Junta de Freguesia de Fanhões, e pelo Padre Victor Melícias, a família Manta agradeceu a singela homenagem.

Fonte: LOURES MUNICIPAL Nº34

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dia Mundial do Voluntariado - Vimeiro - 1987

Ideias chave do seu discurso:
"Devemos confessar, que procurando ao longo de 32 anos, sempre servir mais e melhor, sentimos que não damos tudo que a sociedade necessita. Por isso a unidade de todos e a conquista de mais e mais voluntários, contribuirá que nos sintamos mais felizes, incutindo-os aos outros".
Fonte: Jornal "Bombeiros de Portugal"

domingo, 7 de setembro de 2008

74º Aniversário dos Bombeiros Voluntários do Dafundo - 1986

O grande anúncio:
A inauguração do novo quartel verificou-se em 1996.

Entidades oficiais presentes.
O nosso irmão mais novo, muito bem acompanhado.

Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Angola

Neste dia de eleições legislativas em Angola, em jeito de homenagem ao sofrido povo angolano, publico excertos de uma entrevista feita pelo Pai ao Inspector Bênção Cavila, Chefe de Departamento Nacional do Ministério do Interior de Angola, em 1992 e publicada na íntegra no nº 86 do Jornal Bombeiros de Portugal (Março de 1992).
Começa assim:
“Tinha uma mensagem na Liga dos Bombeiros Portugueses de que uma pessoa amiga de Angola desejaria falar-me. Era o Inspector Bênção Cavila. A sua biografia:
1979 - Comandante do Lubango; 1980 - Comandante do Moxico; 1984 - Comandante da Unidade Especial do Aeroporto de Luanda; 1986 - Director da Escola de Bombeiros; 1987 - Chefe de Departamento de Extinção do Corpo Nacional de Bombeiros do Ministério do Interior; 1991/1992 - Membro do Núcleo Dinamizador dos Bombeiros Voluntários de Luanda.
Por curiosidade referimos que durante os anos 70, ainda estudante, Bênção Cavila, assistiu muitas vezes à instrução dos Bombeiros Voluntários de Sá da Bandeira – Lubango – Huíla – Angola, sendo o entrevistador o comandante dos citados Bombeiros Voluntários, tendo também sido um dos seus fundadores em 1955.
Em 1982, uma comitiva do Ministério do Interior do Governo de Angola, também integrada pelo Inspector Bênção Cavila, foi acompanhada pelo entrevistador por incumbência do então Presidente do CAT, por ocasião do Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses realizado na Figueira da Foz.

Jornal Bombeiros de Portugal – Meu caro amigo de longa data, é com imenso prazer que o revejo nesta altura, recordando 1982. Sei que na qualidade de membro do Núcleo Dinamizador dos Bombeiros Voluntários de Luanda, se encontra no nosso País por uns dias. …gostaria de lhe perguntar o que se passa em matéria de Bombeiros em Angola, especialmente no Voluntariado?

Inspector Bênção Cavila – Não queria responder a essa pergunta sem antes poder manifestar o meu alto apreço pela forma como encontrei desenvolvida a Corporação dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, que então conheci em 1982. Tive muito prazer em visitar essa Corporação e verificar o seu desenvolvimento, naturalmente que isso é um grande contributo ao Voluntariado.
Em Angola como deve ser do seu inteiro conhecimento a situação dos Bombeiros vai ter que atingir um desenvolvimento aceitável por parte da população.
…/…
Concretamente falando do Voluntariado, existe um núcleo, no qual integro a parte técnica, que lançou e tem lançado o desafio em fazer ressurgir os Bombeiros Voluntários de Luanda. Esta intenção e este trabalho que estamos a levar a cabo tem por finalidade preencher um vazio que existe na parte do Voluntariado.
…/…
O Voluntariado naturalmente produziu os seus efeitos em muitos Países e é com imenso prazer que verifico que Portugal tem sido um ponto de referência para nós. … Também em Angola temos trabalhado nesse sentido, devido à abertura que o Estado acabou de fazer, naturalmente que sentimos a necessidade de participar como cidadãos na construção do País.
…/…
Temos que concretizar o projecto da Associação Internacional dos Bombeiros de expressão de Língua Portuguesa. Isso foi um sonho de que se tanto falou e temos que pensar concretizar esse sonho."

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Nomeação - Portaria nº 803/81 de 17 de Setembro

O Pai foi nomeado representante dos Corpos de Bombeiros do distrito de Lisboa, nos CCDPC (Centros de Coordenação Distritais de Protecção Civil).
Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal - nº 1