quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Este blogue é dedicado ao Pai, mas...

Sei que se estivesses connosco, estarias revoltado, zangado.


Dois bombeiros feridos em acidente na A8



Dois feridos em estado grave é o balanço de um acidente com uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, na A8, ontem, quarta-feira, na zona de Torres Vedras. O trânsito esteve cortado em ambos os sentidos.
O veículo dos Bombeiros de Vialonga, localidade do concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, despistou-se durante uma deslocação sem qualquer relação com o combate a incêndios florestais.
"Um pneu da viatura rebentou, o carro capotou e os dois bombeiros foram projectados do veículo", explicou à Agência Lusa o comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Fernando Barão.
De acordo com a mesma fonte, os dois únicos ocupantes da viatura, de 33 anos, seguiam para Peniche, onde "iam comprar peixe para uma festa no fim de semana, cujos lucros revertiam a favor da corporação".
Marco Figueiredo é condutor de pesados e Armando Azevedo o comandante do posto da GNR de Marinhais.
Fernando Barão adiantou que os dois bombeiros "ficaram feridos em estado grave" e foram transportados por um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para a urgência do Hospital Santa Maria, em Lisboa.
O trânsito na A8 esteve cortado em ambos os sentidos, entre a saída norte e a saída sul da auto-estrada, e reabriu cerca das 23 horas.
No local estiveram o meio aéreo, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM sedeada no hospital de Torres Vedras, três ambulâncias e 17 bombeiros da corporação de Torres Vedras.

In JN On Line

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Porquê ? "Maioria dos acidentes fatais com bombeiros ocorre na estrada" - título artigo JN Online

Não pode ser uma fatalidade! Nem o destino!
Quanto vale a vida de um bombeiro voluntário? Uns hectares de pinhal?


"Um bombeiro faleceu e outro ficou ferido quando a viatura em que viajavam capotou, em São Pedro do Sul, Viseu, durante o combate ao incêndio mais problemático de ontem, segunda-feira. Na Peneda-Gerês, as chamas entraram no parque, mas os "valores essenciais" salvaram-se.
O dia foi trágico no combate aos incêndios com a morte de um bombeiro num acidente de viação. A viatura onde seguiam os cinco homens dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça terá capotado durante uma deslocação de uma frente de fogo para outra em S. Pedro do Sul. No mesmo acidente um outro bombeiro partiu a clavícula.
Os homens estavam em apoio aos bombeiros de Leiria que desde a passada sexta-feira combatem aquele que é um dos piores incêndios registados até ao momento e que já consumiu mais de 2000 hectares de zona florestal.
60% das mortes são na estrada
Este ano já morreram dois bombeiros em consequência de acidentes de viação quando combatiam fogos, uma das principais causas de morte daqueles profissionais. Segundo dados da Liga de Bombeiros, cerca de 60% dos 183 bombeiros que faleceram em serviço desde 1980 encontraram a morte em acidentes de viação. Nos últimos tempos, o ano mais trágico foi o de 2005 quando 16 bombeiros perderam a vida. No último ano e meio, morreram cinco bombeiros, todos em acidentes: o de ontem em S. Pedro do Sul, um outro bombeiro de Cabo Ruivo e, no ano passado, três bombeiros de Esposende."
In JN OnLine

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Homenagem aos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo morreu, ontem, domingo, após o despiste do carro em que seguia, na A1, próximo do nó da Mealhada. Outros cinco bombeiros ficaram feridos, quatro com gravidade.
Duas viaturas com cerca de uma dúzia de bombeiros de Cabo Ruivo regressavam do combate a um incêndio em Fafe, onde estiveram desde quarta-feira. Por volta das 16 horas, ao quilómetro 210 da auto-estrada do Norte (A1), no sentido Norte-Sul, o carro que seguia à frente (um veículo pesado dos bombeiros) despistou-se. Ao que o JN conseguiu apurar, um pneu do lado direito da viatura terá rebentado, levando-o a cair numa vala.
In JN On Line

N.B. Os Bombeiros do Dafundo, infelizmente, já passaram por esta dor.

Resta agora tirar as conclusões necessárias para que este tipo de acidentes nunca mais aconteçam. Como leigo na matéria, limito-me a ouvir e perguntar se é verdade. Estes carros não estão aptos para circular nas autoestradas, pelos pneus que utilizam? Os nossos Bombeiros não usam cinto de segurança? Descansaram o suficiente para esta viagem? É necessário irem bombeiros de Lisboa ajudar os camaradas do Norte do País?
É certo que não é nesta altura, a altura ideal para discutirmos os problemas, dado que temos de respeitar a memória daqueles que desapareceram e esperar que os feridos se restabeleçam, mas não podem ficar eternamente esquecidos, sob pena que continuarmos a assistir a estas mortes violentas dos nossos queridos e valorosos soldados da paz, cujo lema é Vida por Vida, e não Vida por desastre de viação.

Um grande abraço a todos os Bombeiros de Cabo Ruivo de sentidos pêsames. Coragem.