sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Homenagem aos fundadores de Sá da Bandeira/Lubango - 19 de Janeiro

Apenas algumas datas e acontecimentos que marcaram a minha família materna, e também o Pai que amou Sá da Bandeira/Lubango como se fosse a sua cidade natal.

1885 - A 16 de Janeiro, chega ao vale do Lubango, num local conhecido por Barracões, a segunda leva de madeirenses. A 19 do mesmo mês é fundada oficialmente a colónia de Sá da Bandeira, em homenagem ao Marquês com o mesmo nome, que chefiava o Ministério do Ultramar, ficando a ser dirigida pelo condutor de Obras Públicas, D. José da Câmara Leme.





Na foto os meus bisavós maternos

...

1923 - Sá da Bandeira é elevada a cidade no dia 31 de Maio, por proclamação do Alto Comissário da República, General Norton de Matos, que teve lugar na residência do Governo Geral, na Humpata, Neste mesmo ano, chega a Sá da Bandeira o caminho de ferro de Moçâmedes;

1929 - A Escola Primária Superior, com ensino até o terceiro ano, dá lugar ao Liceu Diogo Cão. Sá da Bandeira tinha nessa data uma população estudantil da ordem de meio milhar. Funda-se o jornal "Notícias da Huila" sob a direcção de Venâncio Guimarães, sendo chefe de redacção o jornalista Filipe Coelho;

...


1939 - É fundado o Rádio Clube da Huila;




Homenagem, também, aos profissionais da Rádio Clube da Huíla, na pessoa de Diamantino Pereira Monteiro [na foto a captar um discurso do Presidente da Câmara, José de Figueiredo Fernandes (Farrica)], profissionais esses que o Pai admirava e com quem tinha relações de amizade.
...

1955 - Funda-se a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sá da Bandeira;




A foto de família dos fundadores da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sá da Bandeira, mais tarde, Associação Humanitária dos B V de Sá da Bandeira, sendo o Pai o quarto a contar da direita, sentado.

...


1973 - Sá da Bandeira festeja o cinquentenário de sua elevação a Cidade, contando, com as áreas circunvizinhas, cerca de 60.000 habitantes, 6.560 alunos do ensino primário na área do concelho, cerca de 4.000 no ensino secundário, meio milhar no ensino médio e outro tanto no ensino superior. Para assinalar a efeméride a Câmara Municipal realiza o Festival Internacional de Música, com a presença de artistas de várias partes do mundo, sob a direcção do pianista Sequeira Costa, e constrói o Monumento ao Marquês de Sá da Bandeira.




Na foto e no centro o Pianista Sequeira Costa, depois do concerto efectuado no Cine Teatro Odeon, em alegre convívio com o Pai à esquerda e outro artista, no Casino da Senhora do Monte.

Sem comentários: