quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O exemplo vem das pequenas coisas

Ora aqui está uma boa foto.
Depois de tantas e tantas que existem com o meu Pai fardado, já era sem dúvida altura de mostrar mais qualquer coisa.
Nesta bela fotografia, apareço ladeado por dois belíssimos e raros espécimes da vida humana: o meu Pai e minha Mãe, claro!
Este flash foi tirado na apresentação do livro "Vitória Impossível" sobre a campanha das autárquicas 2005 em Oeiras que culminou com a vitória do nosso querido amigo Isaltino de Morais.
Mas o que há a salientar aqui, é o belo sorriso do meu Pai.
Tantas foram as vezes em que o vi contar piadas, ou inventar uma história no momento para fazer alguém sorrir!
Por debaixo da capa de Comandante e dos conceitos de disciplina e respeito que incutia em todos quantos com ele conviviam, existia o lado sorridente do Homem bem disposto que bem sabia o valor de um sorriso.
A alegria que transbordava mesmo na velhice, foi também ela um exemplo.
A dor física que aparece quando os anos por nós passam e a dor psicológica porque ao espelho vemos uma imagem envelhecida, pode sem sombra de dúvida ser também ela combatida.

Ri inúmeras vezes com o meu Pai.
Recordo carantonhas, línguas de fora, brincadeiras em casa.
Atirarmos os guardanapos uns aos outros. Estes três da foto.
Coisas simples, mas que me fizeram feliz tantas e tantas vezes.
E não assim há tantos anos atrás! :)

Esta foi mais uma das inúmeras lições que com ele também aprendi e homenagem seja feita também à sempre sorridente "D. Teresinha" - ter sempre motivos para sorrir!

Também por ele não esmoreço.
E nos dias mais tristes, das fraquezas se fazem força e lá aparece mais uma conquista. Basta nunca desistir.

Porque a vida é efémera e porque vale sempre a pena lutar. E sorrir!

Sem comentários: