domingo, 20 de janeiro de 2008

A saudade aperta todos os dias

Ontem foi dia de inauguração do Quartel novo dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
Velha aspiração da corporação que permanecia em instalações antigas desde 1969.
Foi uma festa bonita.
Multiplicavam-se as fardas.
Os bombeiros glamorosos desfilavam. Trocavam-se as habituais palavras alusivas ao momento.
A banda estava afinada e tal como eu a população compareceu.
Muitos foram aqueles que tiveram uma palavra comigo de solidariedade, de recordação do Grande Homem que era o nosso Pai.
Registo inclusivamente com agrado, no abraço de despedida o Comandante Luis Filipe teve a amabilidade de me confessar "já sei que há um blogue e não sabia que o teu pai tinha feito tanta coisa".
E é verdade, amigo Luis.
Tal como tu, muitos!
A vida dele em Angola sendo a "mesma" era outra... a dimensão dos cargos que ocupava e a área territorial que cobria muitos deles chegava a ser superior quatro vezes e meia o tamanho do nosso querido mas pequeno país.
A vida trouxe-o para cá e entre outros motivos certamente, sei bem que quem neste momento aqui escreve, era um deles e muito forte. Porque estava na barriga da minha mãe.
Mas o que interessa, é que mesmo cá em Portugal marcou várias gerações, formou muitos homens, marcou inúmeros corações.
Que este blogue incentivado e alimentado por todos os que a nós se quiserem juntar, contribua para dar a conhecer um pouco mais deste homem e quiça inspirar alguns a seguir o seu exemplo, é sem dúvida o que mais desejo.
Quanto a ontem... parabéns Paço de Arcos!
Faltavas lá tu Pai!

1 comentário:

Xinho disse...

Espero que seja a tua 1ª de muitas contribuições para este nosso Blogue. Tenho tentado dar a conhecer aquilo que melhor sei, ou seja a sua passagem por terras angolanas, e dar a conhecer aquilo que ele sonhou e concretizou. E podes ter a certeza, Mandinho, que só ele era capaz de realizar aquilo que tanto nos orgulha.