terça-feira, 24 de junho de 2008

Testemunho - Comandante Valentim Matias

O Comandante Valentim Matias, aderiu aos Bombeiros Voluntários em 1961, com 18 anos. Dez anos depois, em 1971, desempenhou o cargo de 2.º Comandante. Passou a Comandante em 1977, cargo que deixou em 1996, por ser difícil conciliar esta actividade com as responsabilidades de autarca (Presidente da Câmara do Cadaval durante 3 mandatos consecutivos).
No âmbito dos bombeiros, desempenhou diversas funções de responsabilidade: comandante operacional da zona Lisboa/Oeste; participou na Direcção da Federação de Bombeiros do distrito de Lisboa; delegado distrital para o sector dos fogos florestais, além de ter sido, Director da Escola Nacional de Bombeiros. Actualmente, é Comandante do quadro de honra e Presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.
Diz: "Como acontece com todos os bombeiros voluntários, sacrifiquei muito a minha vida particular e profissional. Sinto, no entanto, um orgulho muito grande por ter desempenhado tais missões." (extractos da sua entrevista dada à revista "O Bancário" nº 85 de 2008)
Eis o seu testemunho:
"Tive o prazer e grande honra de ter conhecido e convivido com o Cmdt. Armando Soares. Era acima de tudo um gentleman , pessoa afável e de educação a toda a prova. Dos contactos havidos entre nós, e foram muitos, especialmente quando desempenhei funções na Direcção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, tive sempre a certeza de que era uma pessoa de uma dedicação extraordinária à causa do Bombeiros e das suas instituições. Recordo com saudade o modo como nos cumprimentava: Como vai vexa? E a frequência com que solicitava notícias para publicar no Jornal da Liga. Só agora através do Blog tive conhecimento do seu falecimento. A toda a família envio os meus sentidos pêsames.
A Causa dos Bombeiros ficou mais pobre com a sua partida.
Um abraço para o Nelson do Valentim Matias"
Amigo Comandante Matias
Obrigado pelo seu testemunho, em especial por ter vindo de um Homem que também abraçou, com especial amor os Bombeiros Voluntários.
Temos a certeza que os seus filhos e netos se orgulham muito de si.
Um grande abraço
Família de Armando Cardoso Soares

Sem comentários: