domingo, 27 de julho de 2008

Testemunho - Jornalista Luís Miguel Baptista

Comandante Armando Cardoso Soares

UM HOMEM SEM DISFARCES

Há dias, navegando pela Internet, em pesquisa sobre o tema “Bombeiros” – essa Causa que há muito nos contagia e da qual por mais que queiramos não nos conseguimos libertar – fui agradavelmente surpreendido com a existência do blogue comandantearmandocardososoares.blogspost.com.

Infelizmente, aquando do seu falecimento, por contingências várias da vida, não tive a oportunidade de prestar homenagem ao Amigo e Comandante Armando Cardoso Soares, de quem guardo as melhores recordações.

Faço-o, pois, nesta oportunidade, curvando-me respeitosamente perante a sua memória, aproveitando o facto para saudar a respectiva família pela feliz iniciativa de divulgar o trajecto de vida de um cidadão activo e verdadeiramente exemplar.

Percorri e voltei a percorrer, com minúcia, todo o conteúdo do blogue, magnífico manancial iconográfico que reflecte bem quanto apaixonado foi o nosso Comandante pela Causa dos Bombeiros Voluntários.

Durante muitos anos, tive a oportunidade de conviver de perto com o “Comandante Soares”, forma como sempre o tratei.

Trabalhámos, dia a dia, na Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), onde prestou relevantes serviços. Foi o meu primeiro Chefe de Redacção, no jornal “Bombeiros de Portugal”!

Homem de fino trato – um verdadeiro Senhor, nas palavras e nas acções – dirigia-se à minha pessoa com uma afabilidade tal que me deixou sempre muito sensibilizado.

Congratulo-me – bastante – pela extraordinária relação de amizade que travámos.

Recordo as longas conversas que mantivemos, as deslocações a diferentes pontos do país e do estrangeiro que fizemos ao serviço da LBP, os inúmeros eventos em que participámos e, ainda, as reflexões em voz alta sobre o estado crítico a que votaram a Instituição-Bombeiros em Portugal.

Foi bom descobrir este blogue, demonstrativo de que as pessoas só morrem quando deixamos de falar delas.

O Comandante Soares está bem vivo entre nós!

Foi um incondicional apaixonado pela Causa dos Bombeiros Voluntários, da qual muito se honrava de servir, facto visivelmente marcado na galhardia com que envergava a farda e no entusiasmo contagiante que colocava na sua oralidade.

Guardo comigo cópia do seu processo de bombeiro, que me foi confiada por ele próprio numa das ocasiões em que tive a oportunidade de escrever acerca da sua figura e da obra realizada ao serviço dos bombeiros portugueses – obra grande!

E guardo, também, registo magnético da entrevista que me foi concedida, em meados do ano de 2003, no programa “Sempre Alerta”, espaço de divulgação das actividades dos bombeiros do concelho de Sintra, transmitido na ex-Rádio Ocidente.

São boas memórias, entre muitas outras associadas a inesquecíveis momentos da vida, para a plena manutenção das quais a frequente visita a este blogue será sempre de extrema utilidade.

O Comandante Armando Cardoso Soares, de quem jamais me esquecerei, fez parte de uma geração de operacionais e dirigentes sem paralelo, cuja boa formação de valores, do meu ponto de vista, escasseia nas actuais estruturas dos bombeiros portugueses, razão pela qual estes se encontram transformados numa enorme encruzilhada, somente susceptível de ser ultrapassada por via da acção de homens bem identificados e que primam pela autenticidade nas suas atitudes.

Na vida, não basta parecê-lo mas sê-lo. O Comandante Soares foi e será, sempre, um exemplo de dignidade, um homem de palavra e acção, um homem bom… um homem sem disfarces!

Luís Miguel Baptista

Sem comentários: