sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Angola

Neste dia de eleições legislativas em Angola, em jeito de homenagem ao sofrido povo angolano, publico excertos de uma entrevista feita pelo Pai ao Inspector Bênção Cavila, Chefe de Departamento Nacional do Ministério do Interior de Angola, em 1992 e publicada na íntegra no nº 86 do Jornal Bombeiros de Portugal (Março de 1992).
Começa assim:
“Tinha uma mensagem na Liga dos Bombeiros Portugueses de que uma pessoa amiga de Angola desejaria falar-me. Era o Inspector Bênção Cavila. A sua biografia:
1979 - Comandante do Lubango; 1980 - Comandante do Moxico; 1984 - Comandante da Unidade Especial do Aeroporto de Luanda; 1986 - Director da Escola de Bombeiros; 1987 - Chefe de Departamento de Extinção do Corpo Nacional de Bombeiros do Ministério do Interior; 1991/1992 - Membro do Núcleo Dinamizador dos Bombeiros Voluntários de Luanda.
Por curiosidade referimos que durante os anos 70, ainda estudante, Bênção Cavila, assistiu muitas vezes à instrução dos Bombeiros Voluntários de Sá da Bandeira – Lubango – Huíla – Angola, sendo o entrevistador o comandante dos citados Bombeiros Voluntários, tendo também sido um dos seus fundadores em 1955.
Em 1982, uma comitiva do Ministério do Interior do Governo de Angola, também integrada pelo Inspector Bênção Cavila, foi acompanhada pelo entrevistador por incumbência do então Presidente do CAT, por ocasião do Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses realizado na Figueira da Foz.

Jornal Bombeiros de Portugal – Meu caro amigo de longa data, é com imenso prazer que o revejo nesta altura, recordando 1982. Sei que na qualidade de membro do Núcleo Dinamizador dos Bombeiros Voluntários de Luanda, se encontra no nosso País por uns dias. …gostaria de lhe perguntar o que se passa em matéria de Bombeiros em Angola, especialmente no Voluntariado?

Inspector Bênção Cavila – Não queria responder a essa pergunta sem antes poder manifestar o meu alto apreço pela forma como encontrei desenvolvida a Corporação dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, que então conheci em 1982. Tive muito prazer em visitar essa Corporação e verificar o seu desenvolvimento, naturalmente que isso é um grande contributo ao Voluntariado.
Em Angola como deve ser do seu inteiro conhecimento a situação dos Bombeiros vai ter que atingir um desenvolvimento aceitável por parte da população.
…/…
Concretamente falando do Voluntariado, existe um núcleo, no qual integro a parte técnica, que lançou e tem lançado o desafio em fazer ressurgir os Bombeiros Voluntários de Luanda. Esta intenção e este trabalho que estamos a levar a cabo tem por finalidade preencher um vazio que existe na parte do Voluntariado.
…/…
O Voluntariado naturalmente produziu os seus efeitos em muitos Países e é com imenso prazer que verifico que Portugal tem sido um ponto de referência para nós. … Também em Angola temos trabalhado nesse sentido, devido à abertura que o Estado acabou de fazer, naturalmente que sentimos a necessidade de participar como cidadãos na construção do País.
…/…
Temos que concretizar o projecto da Associação Internacional dos Bombeiros de expressão de Língua Portuguesa. Isso foi um sonho de que se tanto falou e temos que pensar concretizar esse sonho."

1 comentário:

José Jorge Frade disse...

Saudações de um blogueiro amigo de Angola!

(de Almodôvar a Beja não é assim tão longe...)