sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Homenagem ao Comandante Manuel Manta

Quando viemos de Angola, o Comandante Manuel Manta já pertencia à Liga dos Bombeiros Portugueses, como secretário administrativo, sendo mais tarde o seu Presidente, até à sua morte em 1988.
Sempre soube da verdadeira amizade que existiu entre eles. Quando o Comandante Manta morreu, o Pai escreveu no Jornal Bombeiros de Portugal:
"Nós, Bombeiros de Portugal, não podemos esquecer este nosso Homem. Temos de engrandecer e enobrecer a sua memória com a continuidade do nosso procedimento, com as orientações que sugeriu e defendeu sob a fortaleça do espírito da unidade.
Quando o céu cinzento daquela tarde deixava correr fios de água sobre tantas flores que o acompanharam, quando os estandartes se abateram na sua última homenagem, e os olhos humedeceram as lágrimas da saudade, só nos restou perfilarmo-nos e dizer baixinho: Adeus Comandante Manta, Adeus Homem dos Bombeiros de Portugal." Fevereiro de 1988
Na 1ª foto, o Comandante Manta está no centro, numa sessão solene dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. Na 2ª foto, o Pai tem à esquerda o Padre Dr.Vitor Melícias e à direita o Comandante Manuel Manta.

Agora, em Fevereiro de 2008:
Centenas de habitantes da freguesia de Fanhões marcaram presença na cerimónia de inauguração do novo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões (AHBVF), um equipamento há muito esperado pela população.
Inaugurado no dia 24 de Fevereiro pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o novo quartel surge após um esforço conjunto por parte do Ministério da Administração Interna (MAI), Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Fanhões e população local.

A cerimónia teve início com o arriar da bandeira no antigo quartel, seguindo-se o descerramento da placa da rua de acesso ao novo equipamento, que recebeu o nome de Rua Manuel Rodrigues D’Almeida Manta, em homenagem, a título póstumo, ao antigo comandante dos bombeiros de Fanhões.
Após umas breves palavras de enaltecimento ao trabalho desenvolvido por Manuel Manta, proferidas por Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures, António Emídio, Presidente da Junta de Freguesia de Fanhões, e pelo Padre Victor Melícias, a família Manta agradeceu a singela homenagem.

Fonte: LOURES MUNICIPAL Nº34

1 comentário:

Kathamina disse...

Sou a neta do Comandante Manuel D´ Almeida Manta em meu nome e em nome da familia Manta agradeço a homenagem prestada ao meu avô.
Um bem Haja

Catarina Manta Pereira