sábado, 25 de julho de 2009

XXIV Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses - Peso da Régua - Setembro de 1980

Navegando na Internet descobri em:
http://escritosdodouro.blogspot.com/2009/07/recordacoes-da-vista-do-presidente-da.html
estas belas fotos do Congresso dos Bombeiros Portugueses realizado no Peso da Régua em 1980. E descobri logo o nosso Pai.

Pedi autorização para as colocar, a qual me foi dada pelo Dr. José Alfredo Almeida, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua e amavelmente me enviou a foto em que está o nosso Pai.
Nosso Pai tem ao seu lado direito, o Comandante QH Carlos Andretta Cardoso Carvalho, parcialmente tapado pelo belo penteado da Dra. Manuela Eanes, e o ajudante de comando Hermenegildo Ferreira.
Excerto do texto publicado da autoria do Dr. José Alfredo Almeida.
Os pormenores mais significativos da visita presidencial foram destacados na revista comemorativa, na crónica “Recordando a visita do Presidente da República General Ramalho Eanes”, assinada pelo saudoso jornalista Jaime Ferraz (foi grande director do jornal reguense “Noticias do Douro”), que temos a honra de o lembrar:
“Quando o Congresso dos Bombeiros realizados nesta vila, de 10 a 14 de Setembro, tivemos a honra da presença do Primeiro Magistrado da Nação, General Ramalho Eanes que, além de presidir à sessão solene que todos devem estar recordados se realizou no Cine -Teatro Avenida no dia 14-9-80 bem como as outras solenidades, assistiu ao cortejo das corporações, numa tribuna, para o efeito erigida junto ao edifício da Casa dos Douro.
O Presidente da República, além da respectiva comitiva, fez-se acompanhar da sua esposa e sua presença no referido congresso foi umas das principais notas que se podem recordar e enaltecer.
Os bombeiros voluntários da Régua fizeram a respectiva guarda de honra com todo o seu corpo activo formado junto do Quartel, tendo depois o Presidente da República passado revista à Corporação, e felicitado o respectivo Comandante Carlos Cardoso dos Santos, pela forma como soube apresentar-se e que constituiu um dos pontos fulcrais da visita presidencial”.
Para a história, o acontecimento de Peso da Régua fica ainda assinalado pelo aniversário dos 50 anos da Liga dos Bombeiros Portugueses. O Presidente da República reconheceu os seus valiosos serviços públicos ao condecorar o seu estandarte com o Grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo.
As conclusões mais importantes do Congresso da Régua - que elegeu o Comandante Manuel de Almeida Manta para Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses - diziam respeito à protecção social ao bombeiro voluntário.
O assunto mereceu séria reflexão e a exigência, considerado muito importante para a condição dos bombeiros, foi aprovado numa deliberação que determinava para “no mais curto espaço de tempo possível, se elabore, discuta e faça aprovar um Estatuto Social do Bombeiro Voluntário como garante dos direitos e deveres de verdadeiros Soldados da Paz”.
Peso da Régua, Julho de 2009
















Sem comentários: