domingo, 26 de abril de 2020

XIX CONGRESSO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES - AVEIRO - 70: MEMÓRIA E LEGADO


Em 2020 passam 50 anos sobre a realização do Congresso Nacional de Bombeiros que, porventura, até hoje, teve mais impacto relativamente a consequências futuras: o célebre Congresso de Aveiro - 70, marcado por ousadas teses, da responsabilidade de uma nova geração de congressistas, visionária, que aspirava a renovação geral do sector.
Subordinado ao tema "Fomento e Valorização do Voluntariado", nele foram lançadas as bases que levaram à institucionalização do Serviço Nacional de Bombeiros. Fê-lo, sábia e distintamente, o saudoso Dr. David Cristo, Presidente da Direcção da Companhia de Salvação Pública "Guilherme Gomes Fernandes", de Aveiro (Bombeiros Novos), mais tarde, Presidente da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Muito há referir sobre este inspirador Congresso, tentativa arrojada de se combater uma certa erosão do tempo. Por agora, registo este não menos curioso facto histórico:
25 de Abril de 1970 - Marcação do Congresso para o período de 9 a 13 de Setembro do mesmo ano, em reunião entre os Bombeiros do Distrito de Aveiro e a Liga dos Bombeiros Portugueses, representada pelo seu Presidente, António Moura e Silva. A reunião teve lugar na sala das sessões da Câmara Municipal de Aveiro.

Luís Miguel Baptista
IN:https://www.facebook.com/luismiguel.baptista.9?__tn__=%2CdC-R-R&eid=ARArdzI8j7lZHzKSHGIe0venxf5l52MRAlb9zfU98VCz5EM0rbRfQ4G1AFSCevdKIJbHfMk_pHs9LEK8&hc_ref=ARR-pBDTJvtdtsmuHTWjj8FcI_ltqjkVfvqhi1gJvCgZ-0sxeYFAj_PYqFNHvw2nFEY&fref=nf

Sem comentários: