sábado, 28 de fevereiro de 2009

Homenagem a António Vieira, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários do Dafundo

Aquilo que conheço do Tó Vieira, como era conhecido entre os amigos e os camaradas de farda, sei-o através de meu Pai. Sei que o admirava bastante, quer como ser humano, quer como Bombeiro Voluntário. As poucas vezes que privei com o Tó, deu para perceber que não era difícil gostar dele.
Morreu, em Agosto de 2004, num acidente de automóvel quando regressava de uma missão a Marrocos. Soube que foi uma altura difícil, de sofrimento para os Bombeiros do Dafundo e para o meu Pai.

No Jornal Bombeiros de Portugal, o 1º Comandante Carlos Jaime escreveu:

Também um cisne morre…
É-me difícil escrever sobre ti, Tó Vieira…sobre o problema da morte, sobre essa questão que o homem enfrenta desde que alcançou a faculdade de pensar.
Não é lícito negar o dom que tinhas, como Homem. Gracejavas por onde passavas, deixando testemunhos do que era ser um Homem que abraçou esta nobre causa de ser Bombeiro Voluntário.
O teu amor a esta nobre causa e à tua (nossa) Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários do Dafundo é lembrado por todos, e a tua partida deixou um enorme vazio entre nós.
Sempre foste dos primeiros, sempre lutaste por ideais… foste o companheiro com quem privei durante 24 anos nos nossos queridos Bombeiros.
Aqueles nossos sonhos que tínhamos para o futuro, por ti farei tudo para os realizar, mas um dia tens de me contar a tua missão a Marrocos, como tínhamos combinado ao telefone, minutos antes de partires para sempre com, a mais cruel das brutalidades que o destino nos pode dar.
Até sempre.
Estarás sempre nos nossos corações.
Carlos Jaime Fonseca e Santos
1º Comandante dos Bombeiros Voluntários do Dafundo

O Pai assina o agradecimento oficial dos Bombeiros Voluntários do Dafundo a todos aqueles que fizeram chegar palavras de solidariedade ao quartel.

Sem comentários: