terça-feira, 13 de março de 2012

I Centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Dafundo - Sessão Solene

Fui a mais um aniversário dos Bombeiros do Dafundo. Este era mais especial. Comemorou-se o I Centenário. O nosso mano Mandinho enviou-me o convite. Ele sabe que não preciso de convite, mas também sabe que gosto de guardar estas recordações.
É sempre com emoção que assisto às sessões solenes dos bombeiros. Sempre foi assim, desde muito novo, nos Bombeiros de Sá da Bandeira (hoje Lubango)-Angola e desde 1979 nos Bombeiros do Dafundo. Falhei algumas (poucas), mas nas mais importantes estive presente.
E é com emoção e grande alegria que assisto a estas cerimónias, porque via sempre o Pai e agora vejo o mano caçula. É com orgulho que vejo os seus magníficos trabalhos, mas sobretudo o voluntariado como parte importante das suas vidas.
As cerimónias deste último domingo foram magníficas. No dia seguinte falávamos de uma ou outra coisa de que não correu tão bem, mas no fundo não tiveram importância nenhuma, Estão todos de parabéns. E em especial o nosso querido amigo Comandante Carlos Jaime que tem sido o grande timoreiro desta Associação. Demonstrou-o quando foi o braço direiro do Pai, como 2º Comandante, como 1º comandante e como Vice-Presidente da Direcção e Presidente em substituição do Pai na face final da sua vida. Grande abraço Carlos Jaime, és merecedor de todos os elogios.
Gosto de ver os bombeiros em parada, com os estandartes, todos bonitos, alinhados.
Gostei da inauguração do auditório multiusos. Uma mais valia importante, não só para os bombeiros.
Gostei dos discursos, em especial do meu mano Mandinho que fez um breve resumo da história dos BVDafundo e em especial dos últimos 33 anos, dando especial ênfase ao percurso do nosso Pai e relevando o Comandante Carlos Jaime. Bravo.
Gostei do discurso do Comandante dos Bombeiros de Passau - Alemanha, em português, que homenageou o Comandante Carlos Jaime e os cadetes da Associação.
Gostei, em especial, da homenagem que os Bombeiros de Passau fizeram junto do busto do nosso Pai, oferecendo uma cruz com o seu nome (distinção muito rara para estrangeiros).
Como não podia deixar de ser tirei algumas fotos e filmei também, que irei colocar neste blog.
Ah! também gostei de ver a cadela Fénix a andar sempre atrás do Carlos Jaime e a querer assistir à sessão solene em lugar de destaque.

Sem comentários: