terça-feira, 10 de agosto de 2010

Porquê ? "Maioria dos acidentes fatais com bombeiros ocorre na estrada" - título artigo JN Online

Não pode ser uma fatalidade! Nem o destino!
Quanto vale a vida de um bombeiro voluntário? Uns hectares de pinhal?


"Um bombeiro faleceu e outro ficou ferido quando a viatura em que viajavam capotou, em São Pedro do Sul, Viseu, durante o combate ao incêndio mais problemático de ontem, segunda-feira. Na Peneda-Gerês, as chamas entraram no parque, mas os "valores essenciais" salvaram-se.
O dia foi trágico no combate aos incêndios com a morte de um bombeiro num acidente de viação. A viatura onde seguiam os cinco homens dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça terá capotado durante uma deslocação de uma frente de fogo para outra em S. Pedro do Sul. No mesmo acidente um outro bombeiro partiu a clavícula.
Os homens estavam em apoio aos bombeiros de Leiria que desde a passada sexta-feira combatem aquele que é um dos piores incêndios registados até ao momento e que já consumiu mais de 2000 hectares de zona florestal.
60% das mortes são na estrada
Este ano já morreram dois bombeiros em consequência de acidentes de viação quando combatiam fogos, uma das principais causas de morte daqueles profissionais. Segundo dados da Liga de Bombeiros, cerca de 60% dos 183 bombeiros que faleceram em serviço desde 1980 encontraram a morte em acidentes de viação. Nos últimos tempos, o ano mais trágico foi o de 2005 quando 16 bombeiros perderam a vida. No último ano e meio, morreram cinco bombeiros, todos em acidentes: o de ontem em S. Pedro do Sul, um outro bombeiro de Cabo Ruivo e, no ano passado, três bombeiros de Esposende."
In JN OnLine

Sem comentários: